Portal Municipal de Turismo de Cocal do Sul
Capelas

Capela Rio Perso

Padroeira: Nossa Senhora de Fátima Data de Fundação: 18 de outubro 1981 Início da Construção da igreja: 20 de outubro de 1981 Na comunidade existem: 53 famílias, 04 Grupos Família, 09 Pastorais e 03 serviços organizados Rio Perso, iniciou sua caminhada de evangelização unindo as famílias e rezando o terço nas casas. Com o passar do tempo viu-se a necessidade de construir uma capela, sabendo-se que a Capela de Mina Visconde estava fechada, foi sugerido pelo então vigário de nossa paróquia, Padre Lindolfo, a transferência do sino e das imagens de Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita e Nossa Senhora de Fátima, ficando Nossa Senhora de Fátima como padroeira. Como a capela ainda não existia, as imagens ficaram na casa do senhor Antonio Jose Zaccaron. A caminhada seguiu-se fazendo a celebração da eucaristia nas casas, acompanhados pela imagem de Santa Rita. Depois com a construção da escola, a comunidade se reunia nos domingos na mesma, para a reza do terço ou das celebrações. Em 1980 iniciou-se a terraplanagem para a construção da capela, em 18 de outubro de 1981 foi celebrado uma missa com a benção da pedra fundamental da capela. Todo trabalho de construção foi realizado através de mutirões, com toda a comunidade e alguns colaboradores de Cocal do Sul e sempre com o acompanhamento do Padre Lindolfo. Após algum tempo, o pároco foi trocado, sendo então o Padre Onécimo Alberton, que depois em uma reunião nos fez a seguinte pergunta: Porque a escola se chamava Escola Isolada Rio Perso e a comunidade Linha Braço Cocal? Foi onde então nos reunimos e decidimos ficar com o nome Rio Perso, em consideração aos nossos antepassados. A escolha da padroeira foi feita pela Padre Lindolfo. A imagem da padroeira foi doação da comunidade da Mina Visconde.

Horário de atendimento:
Somente para contemplação. Igreja fechada para visitação interna, permanecendo aberta apenas em horários e eventos específicos, como missas, cultos e eventos festivos. A Celebração da Palavra (culto) acontece: Domingos às 09h

Contatos:

telefone : (48) 3447.6065